Comunicação segura entre plataformas

- Uma nova versão do RCS está a caminho e permitirá mensagens criptografadas entre iOS e Android
- A Apple nunca ofereceu mensagens criptografadas fora do padrão iMessage
- Isto segue a adoção do RCS não criptografado pela Apple no ano passado
Um novo anúncio da GSM Association confirma que está trazendo criptografia de ponta a ponta para mensagens RCS no iPhone pela primeira vez, marcando um grande passo para comunicações entre plataformas.
As mensagens criptografadas no iPhone eram anteriormente limitadas ao padrão iMessage da Apple, que está disponível apenas para usuários da Apple e, portanto, só é possível entre dois ou mais iPhones ou outros dispositivos Apple.
A Apple habilitou inicialmente o RCS no iPhone em 2024, após 17 anos forçando os usuários do iPhone a enviar mensagens de texto para outras plataformas via SMS, com a ressalva de que a criptografia de ponta a ponta não seria um recurso disponível.
Agora, a GSM Association – órgão sem fins lucrativos do setor que representa as operadoras de redes móveis do mundo – confirma que vários parceiros do setor, incluindo a Apple, colaboraram em um novo padrão RCS que oferece suporte à criptografia de ponta a ponta em diversas plataformas.
O porta-voz da Apple, Shane Bauer, disse : “Adicionaremos suporte para mensagens RCS criptografadas de ponta a ponta para iOS, iPadOS, macOS e watchOS em futuras atualizações de software.”
RCS, sigla para Rich Communication Services, tem sido o padrão escolhido para telefones Android há alguns anos, mas a Apple tem sido lenta em adotar o protocolo de comunicação universalmente disponível.
Desde o início do iPhone em 2007 até o ano passado, a Apple só permitia que os iPhones enviassem mensagens de texto para outros tipos de telefones por SMS, o que não oferece criptografia e opções muito limitadas para compartilhamento de mídia.
A criptografia de ponta a ponta, em que as mensagens são exibidas apenas de forma decifrada para remetentes e destinatários, é um ponto de venda importante do RCS e um recurso orgulhosamente elogiado por outros grandes serviços de mensagens, como o .
Minha opinião: uma vitória para todos
Como redator da equipe de computação móvel do TechRadar, vejo uma boa dose de cinismo sobre a Apple, mas tendo expressado minha frustração com a Apple por atrasar a adoção do RCS no ano passado, estou otimista sobre este último anúncio.
À medida que os ecossistemas iOS e Android continuam a se diversificar, está se tornando cada vez mais óbvio que o duopólio da Apple não vai acabar tão cedo e, com todos oferecendo desempenho e conjuntos de recursos de primeira linha, é provável que as pessoas em sua vida representem uma mistura das duas bases de usuários.
Esta nova versão do RCS é uma vitória para todos: melhor comunicação em um canal seguro, sem a necessidade de aplicativos de terceiros. Estou particularmente feliz que usuários menos experientes em tecnologia poderão contar com o aplicativo padrão Messages da Apple para manter seus textos e mídias enviadas seguros.
Também estou feliz em ver a Apple mostrando um pouco de disposição para colaborar com sua rival para o maior benefício de sua base de usuários. A Apple continua a se mostrar como uma empresa que realmente se importa com a privacidade do usuário – mesmo que, como vimos recentemente no Reino Unido, isso signifique .
O que você acha deste anúncio? A Apple está no caminho certo ou isso é muito pouco, muito tarde? Deixe-nos saber nos comentários.